Governo britânico admite ter espionado advogada de Julian Assange em novo acordo

Uma das advogadas no caso de Julian Assange, Jennifer Robinson, chegou a um acordo com o governo do Reino Unido logo após o reconhecimento de que ela estaria de fato no centro da “vigilância que violou seus direitos humanos”, disse ela. Em 2016, Robinson entrou com processo no tribunal contra o governo britânico, que admitiu a violação do Art. 8 e Art. 10 da Convenção Europeia de Direitos Humanos.

O governo do Reino Unido admitiu que seus acordos de vigilância e compartilhamento de informações com os EUA violaram meus direitos legais, em relação à segurança de material jornalístico. O acordo segue como uma amostra de espionagem ilegal de Julian Assange e seu grupo jurídico, e levanta questões graves sobre a interferência do governo no conteúdo e privilégios jornalísticos. Também levanta sérias questões sobre quais dados os governos do Reino Unido e dos EUA têm compartilhado sobre a situação de Assange desde o caso de extradição para os EUA.

Em 10 de abril, o WikiLeaks anunciou que tinha provas da extensa vigilância e interferência no direito à sua privacidade dentro da embaixada equatoriana em Londres, que incluía cópia de suas anotações, registro de visitas de seus advogados, bem como também o registro de visitas de seus médicos.

Assange já havia levantado preocupações com violações de seu direito à privacidade dentro da embaixada do Equador, devido ao nível de vigilância instalada pelos corredores, incluindo em suas reuniões com Jennifer Robinson e outros membros de sua equipe jurídica internacional.

Jennifer Robinson, que atua no conceituado escritório de advocacia Doughty Chambers em Londres, representa Assange há cerca de 12 anos. Sua especialização jurídica se concentra em “liberdade de expressão e liberdades civis, aconselhando organizações de mídia, jornalistas e denunciantes em todos os aspectos da lei midiática”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.