No episódio do podcast Sabiá Explica, divulgado neste sábado (16), foi debatido o caso do assassinato do indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips, que desapareceram no dia 5 de junho no Vale do Javari, na Amazônia. O episódio foi conduzido pela editora-chefe Sofia Schurig e a chefe de reportagem Marina Neto.

No dia 15 de junho, foi informado pela Polícia Federal que o pescador Amarildo da Costa Oliveira, o ‘Pelado’, confirmou que assassinou Bruno e Dom em Atalaia do Norte. Com Pelado ainda preso, o caso seguia em aberto quanto a um possível mandate dos crimes. Até o momento da gravação deste episódio, não foram apuradas informações sobre se havia realmente um mandante.

No dia 8 de julho, Rubens Villar Coelho, conhecido como ‘Colômbia’, foi preso por uso de documento falso. Segundo a polícia, ele compareceu espontaneamente à delegacia. Em seu depoimento, Colômbia negou envolvimento nas mortes de Dom e Bruno, e afirmou que tem apenas “relação comercial” com pescadores da região do Vale do Javari, onde as vítimas foram mortas. Segundo informações obtidas com exclusividade pela Rede Amazônica, ele foi até a delegacia para afirmar que não teria envolvimento com os assassinatos do indigenista e do jornalista.

Sabiá

revista o sabiá é uma revista independente, digital e sem fins lucrativos. Surgimos com o propósito de democratizar o acesso à informação de qualidade para a juventude brasileira, seja ela a informação acadêmica, jornalística, científica ou cultural.

Acreditamos que tanto o jornalismo como a comunicação possuem o potencial de mudar o mundo, sendo necessário reaver a sua função social. Ao longo da história moderna, o senso comum costuma lembrar do lado negativo que a imprensa ao contribuir ou participar de narrativas políticas polêmicas. Nós, pelo contrário, gostamos de pensar que a imprensa teve um papel essencial em eventos como o Maio de 1968, a Primavera Árabe e muitos outros.