Hoje é dia oito de agosto e eu preferiria não escrever esta crônica. Primeiro porque é aniversário de minha mãe, a quem devo praticamente tudo o que tenho e o que sou, e de quem banquei a festa ontem à noite, na pizzaria Carlitos — restaurante preferido de muitas gerações que nasceram, cresceram ou escolheram a Vila Mariana para morar. E segundo por passar o final de semana com duas mortes martelando minha cabeça: a de Jô Soares, de quem tento copiar o estilo e a irreverência na hora de escrever, e a de Leandro Lo, oito vezes campeão mundial de jiu-jitsu (esporte que amo e pratico) assassinado por um PM bêbado com um tiro à queima-roupa bem no meio da testa. Dito isso, reservo-me o direito de preferir não escrever esta crônica e encerro por aqui, antes de incorrer no risco de efetivamente escrever uma crônica e ir contra minha própria preferência. Obrigado e até a semana que vem. 

Sabiá

revista o sabiá é uma revista independente, digital e sem fins lucrativos. Surgimos com o propósito de democratizar o acesso à informação de qualidade para a juventude brasileira, seja ela a informação acadêmica, jornalística, científica ou cultural.

Acreditamos que tanto o jornalismo como a comunicação possuem o potencial de mudar o mundo, sendo necessário reaver a sua função social. Ao longo da história moderna, o senso comum costuma lembrar do lado negativo que a imprensa ao contribuir ou participar de narrativas políticas polêmicas. Nós, pelo contrário, gostamos de pensar que a imprensa teve um papel essencial em eventos como o Maio de 1968, a Primavera Árabe e muitos outros.