Partido de Bolsonaro, PL avança no Nordeste


Candidaturas de direita e extrema direita tomam espaço histórico da esquerda no Nordeste


Uma análise do perfil de candidaturas apresentado pelo (Tribunal Superior Eleitoral) mostra que partido de Bolsonaro aposta em eleição de candidaturas na região Nordeste. O movimento pode ser possivelmente uma forma de atingir candidaturas de oposição, uma vez que a região é considerada o maior eleitorado de esquerda no Brasil.

De acordo com apuração, dados do TSE apontam que o PL hoje possui o maior número de candidaturas na região Nordeste, com partidos de direita e centro-direita ocupando outros lugares importantes no pódio. O PL lançou 497 candidaturas nordestinas este ano. Foi um aumento em 500% em comparação as eleições nacionais de 2018, que teve apenas 98 candidaturas do partido na região.

Ainda segundo nossa apuração, partidos de esquerda tem menos candidaturas em comparação com dados de 2018. O PT (Partido dos Trabalhadores), por exemplo, possui 293 candidaturas na região. O partido de Bolsonaro ganha em número de candidaturas até mesmo da Federação Brasil da Esperança, uma união de partidos de esquerda e centro-esquerda no país, com 480 candidaturas no Nordeste.

O movimento pode ser visto como uma tentativa de minar o apoio histórico da região às legendas de esquerda e construir uma nova bancada bolsonarista no Congresso. Atualmente, o PL é o partido com maior número de deputados na Câmara.

A apuração vem em meio a denúncias de desvio de recursos do governo Bolsonaro destinados a operações de abastecimento de água no Nordeste. Segundo o jornal Estado de São Paulo, poços abertos foram abandonados sem a conclusão das obras, incapazes de levar água aos moradores. Os gastos somam R$1,2 bilhão. Ainda segundo o jornal, há suspeitas de irregularidades em licitações milionárias.


Tem uma pauta?
Estamos aqui

Toda ideia tem o potencial de ser uma boa ideia. Gostamos de ouvir ideias de pauta, denúncias ou sugestões de nossos leitores. Se quiser compartilhar, conte conosco — e olha, pode ser totalmente anônimo, tá?


  • Todo fascista é corno

    ,

    Não é difícil entender que a vontade de escrever é nula, assim como a vontade de acordar, sair da cama e realizar que esse bando de corno não tem mais medo de cantar aos quatro ventos: “sou fascista na avenida e minha escola é a mais querida dos reaça nacional!”.

  • No Telegram, bolsonaristas espalham fake news sobre eleitores mortos votando no Nordeste

    No Telegram, bolsonaristas espalham fake news sobre eleitores mortos votando no Nordeste

    ,

    Grupos bolsonaristas no Telegram reforçam táticas xenofóbicas e criam fake news sobre eleitores mortos votando no Nordeste.

  • Anunciando um novo modelo: notas

    Anunciando um novo modelo: notas

    Anunciamos as notas, reportagens curtas sobre temas relacionados às eleições de segundo turno.

  • A falta da política externa

    A falta da política externa

    , ,

    Às vésperas da eleição mais importante desde a redemocratização, e ainda sob efeito da ressaca moral que assola o país após o clássico debate presidencial da Rede Globo, a ausência da política externa como pauta de discussão demonstra o enorme apequenamento do Brasil.

  • Pesquisa aponta que norte-americanos desaprovam  apoio militar na Ucrânia

    Pesquisa aponta que norte-americanos desaprovam apoio militar na Ucrânia

    , , ,

    Muitos americanos pensam que Biden deveria se apressar e encontrar um acordo diplomático. Mas para os apoiadores da Ucrânia, seja à esquerda ou à direita, a resposta é que Biden se apresse e vença, dando à Ucrânia mais ajuda militar e aceitando mais riscos.

  • Deus esteve em São Paulo

    Deus esteve em São Paulo

    ,

    Deus nasceu no Rio de Janeiro, cresceu em Minas Gerais e, na noite do último domingo, 26, esteve em São Paulo, das 20h às 22h20. Eu estava lá. Eu vi Deus!

Seja notificado de novas publicações, assine.

Ao se inscrever, o WordPress te atualiza gratuitamente toda vez que publicamos algo novo. Assim, você pode acompanhar nossa redação! Não se esqueça de nós seguir nas redes sociais.

A revista o sabiá é um veículo de mídia independente e sem fins lucrativos criado e equipado por jovens. Buscamos usar o jornalismo e a comunicação como um mecanismo de mudança do futuro das novas gerações.