Na manhã de sexta, 9 de dezembro, agentes do Escritório de Combate à Corrupção em Bruxelas expediram mais de 15 mandatos e deteram 4 pessoas a fim de serem interrogadas sobre suspeitas de corrupção envolvendo o governo do Qatar.

Dentre elas, destaca-se a prisão da vice presidente do parlamento europeu, a parlamentar social democrata grega Eva Kaili e o seu companheiro F.G. Além deles, foram detidos o secretário geral recentemente eleito da Confederação de Sindicatos Luca Visenti Visentini e o antigo deputado social-democrata Pier-Antonio Panzeri. O companheiro da vice-presidente foi um antigo assistente parlamentar de Panzeri.

De acordo com os Jornais Le Soir e Knack, os agente do escritório de combate à corrupção adentraram no domicilio do casal no final desta sexta-feira em Bruxelas. Foi divulgado no dia primeiro de novembro pelo twitter um encontro de Kaili com Al Marri, ministro do trabalho do Qatar.

Sabiá

revista o sabiá é uma revista independente, digital e sem fins lucrativos. Surgimos com o propósito de democratizar o acesso à informação de qualidade para a juventude brasileira, seja ela a informação acadêmica, jornalística, científica ou cultural.

Acreditamos que tanto o jornalismo como a comunicação possuem o potencial de mudar o mundo, sendo necessário reaver a sua função social. Ao longo da história moderna, o senso comum costuma lembrar do lado negativo que a imprensa ao contribuir ou participar de narrativas políticas polêmicas. Nós, pelo contrário, gostamos de pensar que a imprensa teve um papel essencial em eventos como o Maio de 1968, a Primavera Árabe e muitos outros.