Não desistir, não retroceder e sempre evoluir: três pontos necessários para qualquer organização de imprensa independente no atual cenário brasileiro. Nossa equipe esteve de férias entre os dias 21 de dezembro e 11 de janeiro, mas observou com cautela e preocupação a escalada do extremismo no Brasil, que está, inclusive, cooptando cada vez mais jovens.
Mas o problema do extremismo não é de hoje, assim como muitos outros no Brasil. Pouco antes do começo de nosso recesso, havíamos noticiado em parceria com a Ponte Jornalismo sobre um relatório de pesquisadoras denunciando métodos de cooptação de jovens brasileiros para a extrema direita.
No final, estamos cansados de entrar no ciclo da imprensa de falar sobre mesmos assuntos sem uma estratégia a longo prazo. Não queremos apenas noticiar eventos importantes, mas ter um impacto positivo a longo prazo na juventude brasileira, que sofrerá por décadas os saldos da extrema direita nos últimos quatro anos.
Por esse motivo, na última sexta-feira, 6 de janeiro, aprovamos em votação o novo projeto editorial. Participaram da reunião os quatro integrantes do conselho editorial, três editores e a liderança do setor de mídia. Todos votaram a favor do projeto.
Anunciamos, ainda, o ingresso de Luiza Zacarias como editora-adjunta, cargo administrativo com posição no conselho editorial.
Nosso novo projeto editorial se divide em 4 setores. São eles:
- Edições digitais: a produção de conteúdo escrito agora se volta para edições digitais publicadas a cada 45 dias, totalizando 8 ao ano. As edições serão temáticas e todos os formatos de texto anteriormente publicados na revista serão exclusivo para as digitais. Elas permanecerão gratuitas e disponíveis para download em nosso site. Todos os textos irão ao ar no site após o lançamento das edições.
- Site: em nosso novo projeto, o site da revista será mantido por reportagens, que serão limitadas ao site; e entrevistas. Artigos só serão publicados no site por motivos adversos, como fator histórico e temporal.
- Reportagens: nosso setor de reportagens agora está em encargo da editora-chefe, com auxílio dos assistentes editoriais, e publicará apenas pautas relacionadas, voltadas ou que envolvam a juventude de alguma forma. Não repercutiremos notícias de outros veículos sem apuração própria.
- Audiovisual: além do site, entrevistas serão publicadas em formato de podcast, visando aumentar a acessibilidade do conteúdo. Também voltaremos com temporadas semestrais do podcast Sabiá Explica.
Anunciamos de antemão que o tema para a nova edição digital, de número 5º, será “Mudanças para 2023”. Lançaremos na primeira semana de março. Leitores que queiram ter textos publicados nas edições digitais devem enviá-los por este e-mail.
Compreendemos que em um mundo onde jovens são treinados a terem conteúdo e entretenimento constante, alguns de nossos leitores possam discordar do novo projeto editorial, mas pedimos confiança e paciência.
Estamos muito animados com o novo editorial e temos certeza que os leitores amarão os novos conteúdos e projetos.
Assinam
Conselho editorial
Sofia Schurig
Luiza Zacarias
Bruna Dalmas
Gabriel Sampaio
Editores
Leonardo Dresch
Giovana Batisti
Mariana Passos
Liderança de mídia
Caru Campos
Assistentes editoriais
Sofia Augusto
Carla Queiroz