OUTUBRO_2020

Sinfonia do Sofrer

A arte não é sólida, fixa ou pré-determinada: uma mesma obra pode ter significados diferentes para pessoas diferentes. Então, para que serve brigar sobre o que está por trás de um poema, uma música, uma tela? Na prática, admirar arte não é como responder a uma questão de literatura que exige a análise exata que …

Por que ainda temos que discutir a saúde pública?

Os seres humanos são um caso único na história de nosso planeta: enquanto outros animais se mantém há milhares de anos com um modo de vida com poucas alterações, – as que existem advêm de adaptações ao ambiente ou à própria ação humana – nós evoluímos e construímos formas de controlar e adaptar o meio-ambiente …

Há dias e dias.

Num dia desses, eu quase fui feliz. Acordei aceitando a realidade imposta pela vida na certeza de que nós não controlamos nada.Divaguei pelo dia como quem apenas existe e nada vive. Pensei sobre a necessidade de ter a alma impregnada nas coisas, em tudo. Não consegui.Acreditei na importância da ignorância para a humanidade, pois pensar …

Dia de Luta

Filha de ex escravos, professora, jornalista, feminista, a terceira mulher a entrar para a política brasileira e a primeira parlamentar negra do Brasil, essa é Antonieta de Barros.

É preciso coragem para ser feliz

    Certa feita, aula comum de ensino médio, questionei os alunos sobre suas escolhas de cursos. Choveram respostas como medicina, direito e as mais diversas categorias da engenharia; já era algo comum para mim. Porém, mais corriqueiro que isso era ouvir os sonhos ao final da aula: professores, músicos, artistas plásticos, esportistas e as mais …

Retrocesso Inclusivo

Dentro do ambiente escolar, é preciso que haja igualdade perante as oportunidades dos estudantes, pois o papel da escola e dos sistemas de ensino é garantir a participação e a aprendizagem de seus estudantes, já que a educação é um direito de todos. Sendo assim, as diferenças entre eles devem ser valorizadas – sendo elas …

Sanidade e educação: O ensino à distância

A nova “normalidade” pandêmica trouxe diversas problemáticas inéditas ou veladas existentes em nossa sociedade. No campo da educação, certamente tivemos a questionada transição para o ensino à distância, destacando temas como abismos sociais e saúde mental. A realidade é que milhões de estudantes e educadores se tornaram reféns subitamente de um novo modelo, e assim …

O paralelo behaviorista, cultural e econômico.

“Não exatamente como gotas d’agua, embora esta, na verdade, seja capaz de cavar buracos no granito mais duro; mas, antes, como gotas de cera derretida, gotas que aderem e se incorporam àquilo sobre o que caem, até que finalmente, a rocha não seja mais que só uma massa escarlate.” – Aldous Huxley; Admirável mundo novo. …

Quase.

Ontem, por um descuido, ele quase abraçou alguém. Avistou-a de longe e, por sorte, não tinha esquecido as lentes que o impedem de enxergar o mundo distorcido. Não que, muitas vezes, ele não o veja completamente cinza e sem sentido algum. É só miopia, mas parece golpe da graça para não entrar em contato com …

Julian Assange – Criminoso ou mártir?

Fundador do Wikileaks, Julian Assange é uma das figuras mais importantes do jornalismo internacional. Justamente por sua importância e seu legado, farei uma série de artigos explicando não sua história, mas tudo de importante que o envolve, incluindo seu julgamento que acontecerá este ano por complicações legais e acusações que envolvem sua plataforma. A história …