AGOSTO_2021

Faltando apenas uma medalha para a 100º de ouro, Brasil avança nas Paralimpíadas

No final de semana tivemos mais medalhistas, e conquistamos por dois dias seguidos a colocação de 6º lugar no quadro de medalhas. Começando pelo remo, Renê Campos Pereira conquistou o bronze na categoria PR1 Skiff individual. Assim como Meg Emmerich e Beatriz Carneiro no judô e natação, também levaram  o terceiro lugar em suas modalidades …

Sobre o Marco Temporal

O marco temporal define que terras do País só podem ser reivindicadas por etnias caso tenham sido ocupadas antes da Constituição de 88. Leia a reportagem de Jorge Hirota e entenda o julgamento do Marco Temporal.

Apenas em 4 dias de jogos, delegação Paralímpica supera a Olímpica em número de medalhas

Continuando a ascensão do Brasil no quadro de medalhas, conseguimos ficar no pódio mais três vezes na natação, e seis no atletismo, com direito a dobradinha masculina nos 100m da classe T47. Com a soma das medalhas conquistadas, chegamos ao sexto lugar no ranking, tendo subido quatro classificações. Ainda na noite de quinta-feira (26/08), Yeltsin …

Primeiros dias de Paralimpíadas

Com encerramento no dia 5 de Setembro, as competições Paralímpicas tiveram sua abertura na manhã do dia 24 de Agosto (fuso horário do Brasil). Sendo uma das delegações com maior potência na competição e favorita no top10, o Brasil continua avançando também nas Paralimpíadas de Tóquio. Os atletas paralímpicos brasileiros conseguiram para o país, nas …

Eleições alemãs: a disputa pela sucessão de Angela Merkel

Ao final de 2020, o mundo parou para acompanhar um acontecimento: as eleições presidenciais dos Estados Unidos. E não é por acaso: o cenário político americano traz consequências globais e, em um momento de extrema polarização, gera naturalmente um enorme interesse. A disputa, que começou com Bernie Sanders na corrida pela vaga como o candidato …

Resenha: “Circuladô” – Caetano Veloso (1991)

Este mês marca os 30 anos do início das gravações de “Circuladô”, disco de Caetano Veloso lançado em novembro de 1991. Não é, certamente, um de seus trabalhos mais conhecidos, longe de ter hits como “O Leãozinho”, “Tigresa” ou “Você é Linda”. Eu mesmo, confesso, não gostei do álbum logo de cara. Acredito que haja …

Entre a cruz e a espada: ser jornalista e mulher

O sexismo no jornalismo brasileiro não se popularizou somente após a tomada da extrema-direita. Sua fundação é sólida, perpetuada pela mídia comercial e imortalizada por uma parcela da população que consome esse conteúdo e perpetua os estereótipos da profissão. Também não se engane: o desgosto a jornalistas mulheres não vem de somente de um lado …

Militares, Salas e Poetas

Uma crônica sobre o alistamento militar. Aquele dia que eu menos esperava desde que soube dele, provavelmente com uns 7 anos, tinha chegado: teria que me apresentar ao Exército Brasileiro. Talvez precisássemos lembrar do país em que estávamos. Ou que desordem e regresso são palavras que não constam no maior símbolo pátrio.

Tropas israelenses matam palestinos na Cisjordânia ocupada

Tropas israelenses mataram um palestino e feriram outros durante um protesto contra assentamentos israelenses ilegais na Cisjordânia ocupada, disseram o Ministério da Saúde palestino e médicos. Imad Ali Mohammad Dweikat, 38, foi baleado por “uma bala viva no peito” na cidade de Beita e foi declarado morto no hospital nas proximidades de Nablus, disse o ministério em um comunicado na sexta-feira.

Audiência de apelação preliminar do caso Assange definida para 11 de agosto

O governo dos Estados Unidos recebeu uma permissão limitada de apelar a decisão de bloquear a extradição do co-fundador do WikiLeaks, Julian Assange, do Reino Unido para os Estados Unidos. Em 4 de janeiro de 2021, o Supremo Tribunal da Grã-Bretanha decidiu que o governo norte-americano poderia apelar em alguns pontos, mas não em todos …