JANEIRO_2021

Lembrar o passado, mudar o futuro

No ensino médio, escrevi um texto modelo Enem sobre o incêndio no Museu Nacional e decidi inicia-lo com esse trecho de “Waterloo” [pois é, eu escolhia citações muito estranhas para as minhas redações]. Mas não quero que a prova da escola seja o único lugar em que eu escreva sobre esse assunto, pois, ainda que não eu seja uma estudiosa da ciência, tenho, sim, medo do que pode acontecer se a humanidade continuar a se manter na ignorância do passado.

O construtivismo – conhecimento construído pela criança

Jean Piaget foi um biólogo que decidiu se submeter à observação científica do processo de aquisição do conhecimento do ser humano, tendo como foco principal a criança. Piaget criou um campo de investigação que nomeou de epistemologia genética. Ela é uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança, a partir do estudo das …

As mortes são números no Brasil

Na filosofia da Grécia Antiga, segundo Fustel de Colanges, havia um fenômeno de culto aos mortos. Esses eram venerados pelos familiares e relembrados por meio de celebrações nos aniversários de sua morte. Nas palavras do autor: ” Cada morto era um deus” Em contraste, muitos estudiosos começaram a estudar um fenômeno conhecido como a “morte …

Método Montessoriano – A curiosidade como impulso para aprender

O método Montessori foi criado pela pedagoga, música e educadora italiana Maria Montessori. Foi primeiramente aplicado nas escolas infantis italianas e, posteriormente, espalhou-se por várias instituições ao redor do mundo. A educadora desenvolveu seu método para fazer com que a infância e suas características, além da individualidade, responsabilidade e autonomia da criança, fossem valorizadas.

O que ocorreu hoje no maior julgamento do século XXI – o caso de Julian Assange.

O julgamento que ocorreu hoje, de Julian Assange, ativista e fundador do WikiLeaks, recebeu atenção especial da Revista O Sabiá nos últimos meses. Explicamos a importância da plataforma com os vazamentos sobre a guerra do Afeganistão, do Iraque, da prisão de Guantánamo, entre outros. Hoje, o tão aguardado julgamento de extradição foi concluído. Trazemos aqui …