JULHO_2021

Cuidadores de crianças do gênero masculino: vamos conversar sobre o machismo estrutural?

Quando uma mulher foi condicionada a ser mãe na infância, um homem não precisou se preocupar. Dito isso, percebemos a importância do contato de crianças do gênero masculino com brinquedos, até então, dirigidos somente ao feminino. O brinquedo, que transita entre o concreto e o simbólico, aparece como um meio de resistência diante das estruturas …

O “Vermelho” que nunca existiu

Em 9 de junho de 2021, se deu início a uma das maiores reviravoltas da história brasileira. O sonho de um país sem corrupção, construído pela Lava-Jato e solidificado pela classe média, desmoronou. Parte do histórico de conversas entre os procuradores da força tarefa foi exposto, revelando troca de informações, falta de profissionalismo e, para …

Vacina já! Mas para quem?

Para nosso alívio, a vacinação pela idade avança. Para nossa angústia e revolta, o governo Bolsonaro cada vez mais afunda em possíveis escândalos de corrupção regrado por um genocídio profundo da nossa população. A luta pela vacina é pra já! Mas, para quem?

Fundação Palmares: epistemicídio, desmonte racial e perseguição à cultura brasileira

Em 11 de junho deste ano, a Fundação Cultural Palmares lançou em seu site oficial um relatório público que visa um desmonte em torno de personagens que formaram a cultura literária e social-racial brasileira. Intitulado “Três décadas de dominação marxista na fundação cultural Palmares”, o documento reforça o viés inquisidor, não apenas dos nomes citados, …

De qual disco eu gosto?

Semana passada, alguns críticos musicais que acompanho lançaram textos comentando discos da música brasileira que, de acordo com seus critérios, são sobrevalorizados. Em ambos os casos, as respostas foram semelhantes: discos como Transa, de Caetano Veloso, e A Tábua de Esmeralda, de Jorge Ben, foram eleitos como superestimados e até saturados. Ainda há o caso …

Na mira: dez primeiros-ministros, três presidentes e um rei

Novas evidências descobertas pelo projeto Pegasus revelaram que números de telefone do presidente francês, Emmanuel Macron, foi espionado por pedido do governo marroquino pela empresa israelense de tecnologia e vigilância, o grupo NSO. Não só isso, outras centenas de funcionários do governo também foram vigiados. O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, e o primeiro-ministro do Paquistão, …

Amazon fecha infraestrutura do grupo NSO

A Amazon Web Services (AWS) afirmou em comunicado que fechou a infraestrutura e contas vinculadas ao grupo NSO, empresa israelense de tecnologia e vigilância. Essa ação ocorre logo após um dos maiores vazamentos dos últimos anos, expondo relações anti-éticas – e até consideradas ilegais em certos países – por parte do grupo. Nesta semana, foi …

Principal opositor de Modi foi espionado pelo governo

Foi reportado neste domingo que o spyware Pegasus está sendo utilizado para espionar políticos, jornalistas e ativistas ao redor do mundo. Em um vazamento obtido pela Anistia Internacional e Forbidden Stories, uma organização sem fins lucrativos de mídia, uma lista de potenciais alvos e pessoas de interesse para clientes do grupo NSO – empresa de …

A diplomacia brasileira e a superação do olavismo

Há diversas formas que um país pode adotar como sua postura nas relações internacionais. A adoção de uma postura correta diz muito sobre quais serão os rumos econômicos e políticos de uma nação. O Brasil, a partir de sua independência em 1822 fez a mais importante de suas escolhas diplomáticas: o país não seria uma …

Em defesa dos covardes

Em um ambiente onde fatos se confundem com opinião, a mentira se confunde com a verdade e a covardia se complexifica em mau-caratismo se faz muito difícil manter a parcialidade da opinião baseada em fatos verídicos.

Políticas públicas, cinemas de interior e outras problemáticas da produção audiovisual nacional

O sistema de incentivo à cultura no Brasil passou por diversas mudanças repentinas que resultaram na sua difamação nos dias atuais. Consequentemente, o consumo do entretenimento e da arte brasileiros pelos habitantes do país diminui exponencialmente, enquanto um expressivo número de versões estrangeiras domina o mercado.  O cinema nacional sofre diversos atentados desde o início …

As múltiplas faces dos mitos

O discurso mitológico apresenta-se como uma forma de dotar a realidade de sentido, propondo experiências pelas quais não necessariamente passamos ou passaremos individualmente. Assim, travamos conhecimento com o mundo mais pelas histórias absorvidas por nós do que pelas nossas próprias vivências.