MARÇO_2021

Você já foi cult hoje?

Se tem uma palavra que eu não suporto ouvir é “cult”. Não me considero parte desse grupo de pessoas e, sinceramente, espero nunca ser; não quero entrar no exército que se julga superior aos outros porque seus gostos são parte da suposta verdadeira cultura nacional – ou internacional, não esqueçamos do lema “Como assim você …

Notas sobre direito, Estado e sistema penal

Estado e Direito O Estado Burguês é produto da característica inconciliável das classes sociais. Ele é essencialmente um órgão de opressão de classes, da dominada pela dominante.1 Só é possível compreender o poder punitivo ao analisar o caráter antagônico da sociedade.2

Uma conversa com uma organização de proteção animal

Fundada em 1939, a Associação Brasileira Protetora dos Animais – Seção Bahia nasceu como um conjunto de protetores independentes que resgatava animais das ruas da capital baiana e procurava adoções. Após 10 anos, esse trabalho tornou-se regulamentado como uma ONG, sendo a pioneira no estado para a causa animal. Atualmente, a organização conta com mais …

Jair Bolsonaro: ladrão, genocida e covarde

No último domingo (14/03), nos surpreendemos com a renúncia do (pseudo) Ministro da saúde, General Eduardo Pazuello, responsável direto por centenas de milhares de mortes durante a pandemia de Covid-19 no Brasil, oferecendo a pior resposta do mundo ao vírus. Pazuello alegou problemas de saúde, mas, no mesmo dia, foi flagrado num supermercado de Brasília …

Quantos dólares vale a vida de uma mulher na Rússia? – Uma análise da violência doméstica nesse país.

Em uma noite qualquer, você se junta a seu namorado e a seus amigos para beber e conversar enquanto seu companheiro faz uma livestream no YouTube. Ao passar das horas, você e ele entram em uma discussão. Gritos, murros, pontapés e chutes. Você, desesperada, pede socorro aos seus amigos – que estão em sua frente, …

MULHER: ser revolucionário

Durante toda a história da humanidade, tratamentos diferentes foram dados a homens e mulheres e com raras exceções, o primeiro grupo manteve intactos seus privilégios perante ao segundo.

Águas de março

Fim de verão e sítio: talvez essa fosse uma das combinações de que eu mais gostasse – além de uísque e um velho amigo. Mas, se tinha algo que não combinava, era eu e obra. A casa estava passando por uma pequena obra (Apenas mais um de meus eufemismos), então eu e a Teresa resolvemos …

A morte do outro é minha morte

Sob os moldes da Corrente Existencialista da Filosofia, Martin Heidegger desenvolveu dois conceitos distintos: viver junto e coexistir. O primeiro refere-se ao estabelecimento de uma relação de submissão entre indivíduos, sem o estabelecimento de relações afetivas entre eles. Já o segundo significa um relacionamento de comunhão e construção coletiva, com o objetivo de construir a …