revista o sabiá

Luto no campo dos direitos humanos no Brasil

Em menos de uma semana, o Brasil perdeu duas de suas maiores referências no campo dos direitos humanos. A triste partida do embaixador Lindgren Alves e a do professor Cançado Trindade nos faz refletir acerca de suas grandes contribuições para a comunidade internacional e, principalmente, para o Brasil. 

O Conto de Aia contemporâneo: reconhecendo uma distopia

A discussão sobre a revogação de precedente que legaliza o aborto nos EUA traz a tona um cenário distópico para o futuro, podendo significar a revogação de um direito humano (direito a liberdade reprodutiva), um risco à saúde pública e uma motivação para a mobilização de todo o aparato tecnológico vigilantista já existente no país para o controle total de pessoas grávidas.

Happy birthday, Henry Kissinger. Sorry your party’s so lame.

O ex-secretário de estado estadunidense completa, nesta sexta-feira, noventa e nove anos. Conhecido como o “mago da diplomacia”, Kissinger coleciona orientações diplomáticas duvidosas em seu currículo. Para os estadunidenses, é considerado um herói; para o resto do mundo, um criminoso de guerra com um prêmio Nobel na estante.

Jeremy Corbyn: a jornada de um líder socialista

A ascensão de Jeremy Corbyn foi testemunhada com esperança e também apreensão. Corbyn representa, apesar de sua idade, a renovação de discurso humanista e uma agenda progressista pronunciados, adequados ao propósito do século XXI.

Helena Ignez e o Cinema de Invenção

Vinte e três de maio marca o aniversário de uma das mais importantes atrizes e autoras da história do cinema brasileiro. Marcada por uma postura de invenção e desconstrução em seus papéis, Ignez é lembrada especialmente pelos seus papéis em clássicos do cinema novo e do cinema marginal e segue ativa, mesclando atuação e direção aos 83 anos de idade.

O Brasil está em guerra(s)

Embora o Brasil não esteja em um conflito direto, sob o prisma das Novíssimas Guerras é possível observar os elevados índices de violência armada e, sobretudo, violência contra grupos racializados. O que predomina é a sensação de insegurança permanente.

Em transmissão ao vivo, Lula oficializa candidatura à presidência

Lula relembrou das vitórias do “povo sofrido” durante os governos anteriores dele, valorizando programas como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, ProUni e FIES. “Combinamos o crescimento econômico com a inclusão social”. Reforçou o compromisso orçamentário com a saúde, a educação, a pesquisa e a ciência.

Sasha Alex Sloan, o ponto fora da curva

Nem sempre é bom estar sob os holofotes. Existem artistas reconhecidos no meio musical, mas que passam longe do jornalismo. Artistas índice estão por toda parte, entre eles Sasha Alex Sloan, um ponto fora da curva.

A proteção da herança cultural durante conflitos armados

Como disse o príncipe Bolkónski, em Guerra e Paz: “A guerra não é nenhuma cortesia, é a coisa mais vil do mundo”. Elas destroem povos, incluindo sua identidade. Neste texto, veremos como foram criados os mecanismos de proteção do patrimônio cultural durante conflitos armados.