Acreditamos ser importante que todo leitor tenha o direito de conhecer os princípios editoriais e a história por trás do veículo que ele acompanha.
Fundação
A revista o sabiá é uma revista independente, digital e sem fins lucrativos. Surgimos com o propósito de democratizar o acesso à informação de qualidade, seja ela a informação acadêmica, jornalística, científica ou cultural.
Acreditamos que tanto o jornalismo como a comunicação possuem o potencial de mudar o mundo, sendo necessário reaver a sua função social. Ao longo da história moderna, costumamos lembrar dos papéis negativos que a imprensa teve ao fomentar conflitos geopolíticos ou narrativas políticas polêmicas. Entretanto, gostamos de pensar no lado positivo, e lembrar que a imprensa teve um papel essencial em eventos como o Maio de 1968, a Primavera Árabe e muitos outros.
Princípios editoriais
Perfil da equipe
Nossa equipe é composta quase que totalmente por jovens na faixa etária de 18 a 25 anos, cursando graduação ou pós-graduação em cursos de ciências humanas, com uma bagagem profissional no campo da comunicação.
Conselho editorial
O conselho editorial é o nível administrativo mais alto entre todas as instâncias da sabiá. Ele é responsável por fazer as manutenção de questões administrativas e financeiras, o relacionamento com fontes e outros veículos, a elaboração de projetos e parcerias, entre outras funções.
Editorial
O editorial é responsável por elaborar os nossos projetos textuais e audiovisuais, fazer a manutenção dos projetos em andamento, checagem de informações, aprovar textos de colaboradores e editar os materiais para o site.
Editorial
SOFIA SCHURIG
Editora-chefe
Fundadora. Faz Comunicação na FACOM-UFBA. É estagiária no Núcleo Jornalismo e está na redação digital da Jacobin Brasil. Participou na escrita da coletânea Assange: La Verdad Confiscada (Página 12) e do livro abc do socialismo (Autonomia Literária).
BRUNA DALMAS
Editora de Relações Internacionais
Editora do núcleo de relações internacionais. Formada em comércio exterior e pós-graduanda em Direito Internacional e Direitos Humanos.
GABRIEL SAMPAIO
Diretor de projetos audiovisuais, editor-adjunto de Mídia
Foi editor de arte entre agosto de 2021 e maio de 2022, antes atuando como cronista. Estudante de Letras na UFBA, professor e músico.
MARIANA PASSOS
Editora de Mídia
Escreve ensaios sobre a vida cotidiana, arte e as relações humanas. Faz Comunicação na FACOM-UFBA. Amante de livros que a fazem chorar e de pinturas que despertam emoções.
GIOVANA BATISTI
Editora de Tecnologia
Ele planeja, projeta e supervisiona a construção de edifícios. Para praticar, a arquitetura significa prestar serviços relacionados à criação de edifícios e ao espaço no entorno deles, para que os seres humanos possam usá-los e ocupá-los.
LEONARDO DRESCH
Editor de Poder
Ele planeja, projeta e supervisiona a construção de edifícios. Para praticar, a arquitetura significa prestar serviços relacionados à criação de edifícios e ao espaço no entorno deles, para que os seres humanos possam usá-los e ocupá-los.
Atividade sem fins lucrativos
No momento, não aceitamos doações ou financiamentos. Todos os nossos gastos são custeados pelo conselho editorial. Tomamos essa decisão para conseguir o maior nível de independência possível durante o começo da nossa trajetória. Por isso, todas as atividades na revista são conduzidas de forma voluntária e gratuita.
O conselho editorial
Compõem o conselho editorial Bruna Dalmas, editora de relações internacionais, Gabriel Sampaio, editor e diretor de projetos audiovisuais, e Sofia Schurig, editora-chefe.
O conselho editorial é responsável por administrar a revista. Ele é responsável por estruturar e aprovar os projetos editoriais, arcar com os custos financeiros da Sabiá, mediar relações com fontes, aprovar projetos de investigação jornalística, aprovar a entrada de integrantes e colaboradores na redação, providenciar assistência a redação, e mais. Em suma, quaisquer coisas necessárias para que o projeto editorial continue de pé.
Também é o conselho editorial que toma as decisões mais difíceis, redigir atualizações ou notas de retratação, entrar em contato com possíveis veículos parceiros, aprovar parceiros e outras necessidades.
Nossas editorias
Para democratizar o acesso à informação, contamos com muitas editorias. Elas são comandadas por editores diferentes e possuem projetos editoriais independentes entre si. Elas dialogam entre si durante alguns projetos, mas possuem suas equipes independentes e objetivos.
Os repórteres transitam entre todas as editorias, liderados pela chefe de reportagem, Marina Neto.
AÇÃO
ANTROPOLOGIA + COMUNICAÇÃO
A editoria de jornalismo é liderada por Sofia Schurig, editora fundadora. O objetivo principal do grupo é produzir análises, pesquisas e ensaios sobre a comunicação, com um foco maior no jornalismo. Em seus projetos, ela parte da base acadêmica dos estudos das teorias da comunicação, alinhando-as a nossa atuação prática no jornalismo. É papel da editoria observar a linha histórica da comunicação de massa, além de seus efeitos atuais na comunidade.
Ao longo do tempo, a editoria também visa produzir projetos de pesquisa e análises estatísticas.
tecnologia
A editoria de tecnologia é liderada por Giovana Passos, editora. Sua sub-editora é Sofia Schurig, que atua no diálogo com fontes e empresas.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS (R.I)
A editoria de relações internacionais é liderada por Bruna Passos, editora.
PODER
MIDCULT
mIDIATIZAÇÃO + CULTURA
A editoria de mídia é liderada por Mariana Passos, editora. Seu sub-editor é Gabriel Sampaio, que atua na área de mídia audiovisual. É nessa editoria que está, majoritariamente, a área de cultura.