Sabiá

Uma revista digital que quer democratizar a informação entre as novas gerações. Feita por jovens, para jovens.

Editorial

Acreditamos ser importante que todo leitor tenha o direito de conhecer os princípios editoriais e a história por trás do veículo que ele acompanha.

Fundação

A revista o sabiá é uma revista independente, digital e sem fins lucrativos. Surgimos com o propósito de democratizar o acesso à informação de qualidade, seja ela a informação acadêmica, jornalística, científica ou cultural.

Acreditamos que tanto o jornalismo como a comunicação possuem o potencial de mudar o mundo, sendo necessário reaver a sua função social. Ao longo da história moderna, costumamos lembrar dos papéis negativos que a imprensa teve ao fomentar conflitos geopolíticos ou narrativas políticas polêmicas. Entretanto, gostamos de pensar no lado positivo, e lembrar que a imprensa teve um papel essencial em eventos como o Maio de 1968, a Primavera Árabe e muitos outros.

Princípios editoriais

Perfil da equipe

Nossa equipe é composta quase que totalmente por jovens na faixa etária de 18 a 25 anos, cursando graduação ou pós-graduação em cursos de ciências humanas, com uma bagagem profissional no campo da comunicação.

Conselho editorial

O conselho editorial é o nível administrativo mais alto entre todas as instâncias da sabiá. Ele é responsável por fazer as manutenção de questões administrativas e financeiras, o relacionamento com fontes e outros veículos, a elaboração de projetos e parcerias, entre outras funções.

Editorial

O editorial é responsável por elaborar os nossos projetos textuais e audiovisuais, fazer a manutenção dos projetos em andamento, checagem de informações, aprovar textos de colaboradores e editar os materiais para o site.

Atividade sem fins lucrativos

No momento, não aceitamos doações ou financiamentos. Todos os nossos gastos são custeados pelo conselho editorial. Tomamos essa decisão para conseguir o maior nível de independência possível durante o começo da nossa trajetória. Por isso, todas as atividades na revista são conduzidas de forma voluntária e gratuita.

O conselho editorial


Compõem o conselho editorial Bruna Dalmas, editora de relações internacionais, Gabriel Sampaio, editor e diretor de projetos audiovisuais, e Sofia Schurig, editora-chefe.

O conselho editorial é responsável por administrar a revista. Ele é responsável por estruturar e aprovar os projetos editoriais, arcar com os custos financeiros da Sabiá, mediar relações com fontes, aprovar projetos de investigação jornalística, aprovar a entrada de integrantes e colaboradores na redação, providenciar assistência a redação, e mais. Em suma, quaisquer coisas necessárias para que o projeto editorial continue de pé.

Também é o conselho editorial que toma as decisões mais difíceis, redigir atualizações ou notas de retratação, entrar em contato com possíveis veículos parceiros, aprovar parceiros e outras necessidades.

Nossas editorias


Para democratizar o acesso à informação, contamos com muitas editorias. Elas são comandadas por editores diferentes e possuem projetos editoriais independentes entre si. Elas dialogam entre si durante alguns projetos, mas possuem suas equipes independentes e objetivos.

Os repórteres transitam entre todas as editorias, liderados pela chefe de reportagem, Marina Neto.

AÇÃO
ANTROPOLOGIA + COMUNICAÇÃO

A editoria de jornalismo é liderada por Sofia Schurig, editora fundadora. O objetivo principal do grupo é produzir análises, pesquisas e ensaios sobre a comunicação, com um foco maior no jornalismo. Em seus projetos, ela parte da base acadêmica dos estudos das teorias da comunicação, alinhando-as a nossa atuação prática no jornalismo. É papel da editoria observar a linha histórica da comunicação de massa, além de seus efeitos atuais na comunidade.

Ao longo do tempo, a editoria também visa produzir projetos de pesquisa e análises estatísticas.

tecnologia

A editoria de tecnologia é liderada por Giovana Passos, editora. Sua sub-editora é Sofia Schurig, que atua no diálogo com fontes e empresas.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS (R.I)

A editoria de relações internacionais é liderada por Bruna Passos, editora.

PODER
MIDCULT
mIDIATIZAÇÃO + CULTURA

A editoria de mídia é liderada por Mariana Passos, editora. Seu sub-editor é Gabriel Sampaio, que atua na área de mídia audiovisual. É nessa editoria que está, majoritariamente, a área de cultura.

Nosso projeto editorial e seus objetivos


Por Sofia Schurig; fundadora, editora-chefe e editora do núcleo Ação

Notificações

Ao digitar o seu endereço de email aqui embaixo, te atualizamos imediatamente cada vez que algo novo é publicado no site.

Junte-se a 150 outros seguidores

Sabiá

revista o sabiá é uma revista independente, digital e sem fins lucrativos. Surgimos com o propósito de democratizar o acesso à informação de qualidade para a juventude brasileira, seja ela a informação acadêmica, jornalística, científica ou cultural.

Acreditamos que tanto o jornalismo como a comunicação possuem o potencial de mudar o mundo, sendo necessário reaver a sua função social.