A eleição de 2022 foi a primeira da Sabiá. Deixamos essa página de arquivo para lembrarmos com carinho do nosso primeiro trabalho de cobertura eleitoral como uma equipe. Esperamos que nossos leitores e leitoras observem como nosso trabalho gratuito e de qualidade sempre está evoluindo.
-
Fracasso ao combate do racismo estrutural nas eleições de 2022
Parlamentares eleitos, em 2022, passaram a se declarar brancos como pretos ou pardos. Na Câmara dos Deputados, 101 candidatos para reeleição se declaram pardos, porém nas eleições anteriores 41 deles se identificaram como brancos.
-
No Telegram, canal bolsonarista mais radical sai do ar
Canal cometeu diversos crimes eleitorais ao longo das eleições, após vídeos incitando paralisação o grupo. Com quase 60 mil inscritos, o B-38 foi banido das redes.
-
Guarda de trânsito discursa em apoio a manifestação golpista em Itajaí-SC
Apuração revela que agente em questão estava em horário de trabalho ao fazer discurso golpista. “Precisamos resistir 72 horas para que o presidente possa tomar uma atitude. Por isso ele não se manifestou até agora”.
-
Veja reações bolsonaristas no Telegram sobre ações da PRF, Zambelli e ataques ao TSE
Em monitoramentos feitos pela Revista O Sabiá no dia de hoje 30 de outubro, grupos bolsonaristas entram em espiral de orações, vídeos apelativos, denúncias de fraudes sem provas e apoio discreto à Deputada Carla Zambelli (PL). Além de teor golpistas em mensagens sobre ações da PRF
-
Eleições: Há como comparar a política dos presidenciáveis?
Dialogando somente com países ditatoriais, como Arábia Saudita e Hungria, o Brasil de Bolsonaro se isola e perde protagonismo em momentos importantes para o futuro do planeta, especialmente no que concerne às discussões relacionadas aos direitos humanos e a questão climática.
-
Eleições: Jair Bolsonaro e André Ventura são farinhas do mesmo saco
Com programas políticos e bases ideológicas em comum, a opinião pública brasileira e portuguesa deveria se preocupar mais com o ganho relativo de poder do movimento internacional de extrema-direita.
📂 arquivado em: Eleições 2022 -
Canal do Telegram ordena que bolsonaristas enviem seus comprovantes de voto
Com 19 mil inscritos, canal no Telegram que fez “contagem pública” e paralela de votos no primeiro turno volta a pedir comprovantes de votação de bolsonaristas. Ato pode causar tumulto no processo eleitoral legítimo.
-
Eleições: Bolsonaro e a Venezualização do Brasil
Partindo de premissas do liberalismo institucional, o texto de Cecília Lopes avalia as posições do Governo Bolsonaro com as tendências autoritárias na América Latina e no Mundo. Além disso, o artigo de opinião salienta as posições de liberais sociais a favor de Lula como um voto pelos valores democráticos presentes na Constituição brasileira de 1988.
-
Bolsonaro acusa rádios, mas segue ocultando sites do TSE
Campanha de Bolsonaro cria narrativa de prejuízo em inserções de rádio, mas continua promovendo o seu esquema de sites ocultos de desinformação.
-
Quem são os eleitores de Lula em Portugal?
Os resultados do primeiro turno demonstram uma mudança na opinião dos Brasileiros imigrados em Portugal
-
Eleições: Políticas Públicas e Direitos das Mulheres em Lula e Bolsonaro
As políticas envolvendo os direitos das mulheres ganharam destaque nas últimas semanas, dentro do cenário eleitoral. Invenções e distorções, promoção de notícias falsas pelo atual presidente e reduções no orçamento para o combate da violência contra a mulher (vcm) são alguns dos destaques.
-
Eleições: Bolsa Família e a Cidadania para os mais pobres
Estamos longe de resolver a questão da pobreza e da desigualdade no país. O Bolsa Família precisa ser expandido e melhorado, não atacado e piorado para fins eleitoreiros, como ocorreu ao longo deste ano.
📂 arquivado em: Eleições 2022 -
Prefeito bolsonarista ameaça servidores públicos em Caratinga-MG
Em áudio, o prefeito bolsonarista, Wellington Moreira (PSD), comete crime eleitoral e faz ameaças de exoneração a servidores caso não fossem a evento pró-Bolsonaro no último sábado, dia 22.
-
PL cria site oculto ao TSE para movimentar fake news contra Lula
PL criou site para “falar a verdade” sobre Bolsonaro, mas omitiu a página no registro oficial de candidatura. Campanha está pagando anúncios no Google direcionados ao site oculto.
-
Lisboa fecha estação de metrô que dá acesso direto ao local de votação durante o segundo turno
A restrição tira o acesso direto à faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, único local em que brasileiros conseguem votar na capital portuguesa.
-
Emissora pública, Jovem Pan produz live de campanha de Bolsonaro
Funcionários da Jovem Pan participam da produção de “Super Live” de Jair Bolsonaro após falas infundadas de censura da emissora acerca de decisões do TSE.
-
TSE expede exclusão e investigação de ecossistema de fake news bolsonarista
Os principais investigados em decisão inédita do TSE são parte da linha de frente das redes sociais na defesa de Jair Bolsonaro. Muitos estão associados com a difusão de desinformação online.
-
Líder comunitário de Salvador é vítima de fake news bolsonaristas
Notícias falsas correlacionam ativista soteropolitano à tiroteio ocorrido em São Paulo.
-
Precisamos repensar o futuro para a juventude
Economista, professora e ex-candidata à presidência, Sofia Manzano tem sacadas geniais aos jovens que estão tristes e desmotivados com a política nacional.
-
“Prévia” do PIB apresenta maior queda desde maio de 2021, aponta Banco Central
Dados divulgados nesta segunda contradizem propaganda eleitoral de Bolsonaro.
-
Bolsonaristas inventam greve dos caminhoneiros, e perdem o eixo
Bolsonaristas no Telegram estão tentando construir uma suposta paralisação dos caminhoneiros, mas não vingou. Buscamos saber quem eram os envolvidos. Encontramos um coronel pernambucano, o cantor Sérgio Reis, e também um procurador-geral do estado de Mato Grosso do Sul recitando frases de Stálin para Jair Bolsonaro.
-
Alanzoka, Casimiro e outros streamers da Twitch declaram voto
Streamers com grande audiência revelam em qual candidato votam no segundo turno das eleições 2022.
-
Três youtubers bolsonaristas que chegam ao Congresso
Três youtubers foram eleitos este ano, e todos estão associados a fenômenos de violência. Gustavo Gayer e Nikolas Ferreira são propagadores de um discurso político violento, enquanto o Delegado da Cunha é conhecido por publicar vídeos de operações policiais degradantes à comunidades paulistanas.
-
Bolsonarista prejudica eleição ao votar duas vezes em Lisboa; entenda o caso
Para especialista em Direito Eleitoral, o Cônsul-geral do Brasil em Lisboa poderia se envolver na convocação dos eleitores se comprovados que os votos anulados poderiam afetar o resultado da eleição de 1º turno.
📂 arquivado em: Eleições 2022 -
Após infiltração, grupos bolsonaristas no Telegram reforçam moderação
Dois dias após o primeiro turno das eleições, usuários de esquerda passaram a infiltrar grupos bolsonaristas no Telegram. O resultado foi o reforço da moderação por parte dos administradores, e a aposta em teorias conspiratórias.
-
No Telegram, bolsonaristas espalham fake news sobre eleitores mortos votando no Nordeste
Grupos bolsonaristas no Telegram reforçam táticas xenofóbicas e criam fake news sobre eleitores mortos votando no Nordeste.
-
Como que vota o estudante da UFBA?
Lula é candidato quase unânime, e economia não é o tema mais importante para eles.
-
Em áudio, Damares Alves diz se identificar com movimento fascista
A ex-ministra do governo Bolsonaro diz ter valores associados ao movimento, mas ignora caráter fascista do integralismo brasileiro.
-
Veja os gastos com impulsionamento de candidatos ao governo da Bahia
As candidaturas de ACM Neto (União) e Jerônimo Rodrigues (PT) iniciaram suas campanhas com uma onda de gastos para impulsionamento em redes sociais.
-
Os detalhes por trás do novo site de Allan dos Santos
Depois de ter seu site do Wix derrubado, Allan dos Santos mais uma vez hospedou site para lançar live como uma ação para o 7 de Setembro.
-
Se eleito, Lula terá que disputar com agronegócio
Disseram-nos que o agronegócio é o motor potente da economia braileira. Assim como tudo no mercado, desde a criação do tabagismo até a popularização das criptomoedas, isso não é o caso.
-
Simone Tebet na sabatina do Jornal Nacional
Em sabatina, Tebet elogiou o aumento de candidaturas femininas, criticou a atual gestão e a polarização política, e tentou fugir do seu próprio partido.
📂 arquivado em: Eleições 2022 -
Entrevista Sofia Manzano (PCB)
Diante do cenário da política reconciliatória Lula-Alckmin, representantes da esquerda radical buscaram lançar candidaturas com o intuito de disputar o debate público mais à esquerda. O maior destaque se dá pela candidatura de Sofia Manzano, candidata ao Planalto pelo PCB (Partido Comunista Brasileiro).
-
Mas e o Ciro?
Com a retórica violenta, muito próxima aos famosos “coronéis do nordeste”, o candidato se apresenta como uma caixa de surpresas. Preparado? Sim. Descontrolado? Também.
-
Bolsonaro na Sabatina do Jornal Nacional: O Veredito
Os primeiros vinte minutos foram sobrecarregados de desinformação e mentiras sobre as urnas eletrônicas, negação sobre difamar ministros do STF, tratamento precoce e imitação de pessoas com falta de ar na pademia da COVID-19.
-
Aliados de Bolsonaro, 4 deputados baianos recebem R$43 milhões em emendas parlamentares
Os deputados votaram a favor de agenda bolsonarista no Congresso, incluindo o apoio à PEC que triplicou os gastos em campanhas eleitorais este ano.
-
Candidaturas de policiais militares dobram no Nordeste
O número de policiais militares foi de 98 em 2018, para 197 em 2022.
📂 arquivado em: Eleições 2022 -
Os 45 do segundo tempo das eleições 2022
Apesar de seus fracos índices de aprovação nacional, Bolsonaro manteve uma base dedicada de cerca de 30% dos eleitores, muitos dos quais vivem em regiões de alta concentração de renda e ainda se opõem efusivamente ao retorno de Lula.
-
ACM Neto aumenta patrimônio em R$13 milhões em 6 anos
O líder nas pesquisas para governo do estado da Bahia aumentou em cerca de 50 vezes seu patrimônio em 16 anos.
-
Partido de Bolsonaro, PL avança no Nordeste
Candidaturas de direita e extrema direita tomam espaço histórico da esquerda no Nordeste
-
Entrevista Natália Viana
Entrevistamos Natália Viana para falar sobre a fundação da Agência Pública, a importância do jornalismo investigativo e sua função neste ano eleitoral.
-
Entrevista David Nemer
O professor David Nemer explora a relação eleição e tecnologia, inclusive abordando o recente banimento do Telegram.
A revista o sabiá é um veículo de comunicação criado por e para jovens.
Acreditamos que a democratização do acesso à informação de qualidade tem potencial de mudar o jornalismo como conhecemos.
VEJA NOSSAS ILUSTRAÇÕES&COLAGENS PARA AS ELEIÇÕES. AS ARTES SÃO DE CARU CAMPOS:







