Sabiá

Uma revista digital que quer democratizar a informação entre as novas gerações. Feita por jovens, para jovens.

WikiLeaks

Entenda o caso

Recentes

Dezesseis anos de WikiLeaks

No mês de aniversário de 16 anos do WikiLeaks, é imprescindível lembrar que a organização se tornou uma questão controversa e divisória entre as organizações de direitos civis; maioria concorda com o valor inegável que o WikiLeaks teve ao denunciar violações de direitos humanos e liberdades civis.

O modo norte-americano de retratar o WikiLeaks para o mundo

É comum a mídia evitar falar sobre Assange. As coberturas giram em torno do julgamento ou tentativas contínuas de difamar seu trabalho, ignorando as implicações de seu caso sobre a liberdade de imprensa, não apenas nos EUA ou Reino Unido, mas no mundo.

Uma sentença de 175 anos é o preço da verdade

É irônico que o governo do presidente dos EUA, Joe Biden, que já convocou uma “Cúpula pela Democracia” global e enfatizou o papel da imprensa livre, esteja seguindo as políticas de Trump para aprisionar Assange pelo resto de sua vida.

O embargo político contra Assange

A ofensiva do governo dos EUA contra whistleblowers e jornalistas que publicam informações vazadas não começou com Assange, embora seu caso tenha levado essa campanha a novos patamares.

WikiLeaks nas relações Internacionais

Apesar do fato de que a maioria dos líderes estrangeiros rapidamente repudiaram o material, autoridades dos EUA difamaram Assange e Manning como inimigos inequívocos da comunidade internacional.

Como o WikiLeaks desafiou os paradigmas do jornalismo

A cobertura das enormes quantidades de dados vazados do WikiLeaks foi um desafio para os jornais — tiveram que descobrir como trabalhar com conjuntos de dados extensos e complexos e como apresentar suas descobertas aos leitores

Um resumo da audiência de apelação do caso Assange

Um resumo do que ocorreu nos dois dias de audiências do caso Assange. O Supremo Tribunal de Justiça britânico agora julga o recurso de apelação contra a decisão de janeiro que negou a extradição do jornalista Julian Assange.

Um homem sem país

A história de um homem sem país, ameaçado de morte por governos de primeiro mundo, enquanto luta pela liberdade de expressão.

Audiência de apelação preliminar do caso Assange definida para 11 de agosto

O governo dos Estados Unidos recebeu uma permissão limitada de apelar a decisão de bloquear a extradição do co-fundador do WikiLeaks, Julian Assange, do Reino Unido para os Estados Unidos. Em 4 de janeiro de 2021, o Supremo Tribunal da Grã-Bretanha decidiu que o governo norte-americano poderia apelar em alguns pontos, mas não em todos…

Assange: legisladores do Reino Unido pedem a Biden que retire as acusações contra o fundador do WikiLeaks

A pressão do Reino Unido está aumentando para que os Estados Unidos rescindam seu pedido de extradição de Assange. Um grupo multipartidário de 24 membros do Parlamento britânico escreveu ao presidente Joe Biden na última sexta-feira (11) pedindo-lhe que retirasse todas as acusações contra o co-fundador do WikiLeaks, Julian Assange. Para o grupo, retirar as…

Analisando a Palestina através do WikiLeaks.

Tenho o costume de reler documentos antigos, sobretudo os que foram publicados há mais de uma década. Isso, às vezes, é confuso para alguns, principalmente porque a imprensa brasileira tem o costume de tratar certas coisas como ‘assunto fechado’ – ou seja, uma vez que foi abordado, rapidamente é esquecido. Essa atitude não é a…

Administração de Biden confirma que irão continuar com o processo de extradição de Julian Assange.

O Departamento de Justiça do presidente Joe Biden planeja continuar o caso contra o co-fundador do WikiLeaks, Julian Assange, que foi lançado sob o ex-presidente Donald Trump. “Continuamos buscando sua extradição”, disse o porta-voz do Departamento de Justiça, Marc Raimondi, à Reuters, hoje, terça-feira (9) – um dia após uma coalizão de entidades defensoras de direitos humanos…

Organizações entram com um novo pedido a favor de Julian Assange ao Departamento de Justiça.

Uma coalizão de organizações responsáveis pela defesa dos direitos humanos entraram com um pedido nesta segunda (2) para encerrar as dezoito acusações contra o co-fundador do WikiLeaks, Julian Assange. Essas acusações, que se baseiam na Lei de Espionagem de 1917, deram início ao julgamento de extradição do ativista, onde sua extradição foi negada no dia…

O que ocorreu hoje no maior julgamento do século XXI – o caso de Julian Assange.

O julgamento que ocorreu hoje, de Julian Assange, ativista e fundador do WikiLeaks, recebeu atenção especial da Revista O Sabiá nos últimos meses. Explicamos a importância da plataforma com os vazamentos sobre a guerra do Afeganistão, do Iraque, da prisão de Guantánamo, entre outros. Hoje, o tão aguardado julgamento de extradição foi concluído. Trazemos aqui…

O silêncio brasileiro diante o cerceamento da liberdade jornalística.

Para compreender a importância do julgamento de Julian Assange e seu veredito semana que vem, precisamos falar de alguns pontos essenciais como a moralidade, o ultra-nacionalismo e o direito internacional. Em 2016, o WikiLeaks foi responsável pela publicação de milhares de e-mails da ex-candidata à presidência pelo partido Democrata, Hillary Clinton. Com a eventual perda…

O projeto de apagamento de Julian Assange

Enquanto se vive o século XXI baseado nos estados democráticos, há uma roupagem autoritária por parte dos Estados. A liberdade de expressão é, muitas vezes, cerceada. Por mais inconcebível, a transparência e a democracia não seguem o mesmo ritmo e sites como WikiLeaks representam uma ameaça a esse sistema.

CABLEGATE: O império está nu.

O vazamento de cabos diplomáticos dos Estados Unidos levaram ao aprisionamento do jornalista Julian Assange. O que eles dizem?

Kabul War Diary: o vazamento que expôs crimes durante a guerra do Afeganistão.

vinte e cinco de julho/2010 | mais de noventa mil relatórios, arquivos e documentos sobre a Guerra do Afeganistão foram publicados pelo WikiLeaks, apelidados de Kabul War Diary. O conflito ocorre há anos, entretanto, o país foi oficialmente invadido por tropas norte-americanas onze anos atrás e continuam presentes até os dias de hoje. Atualmente existem,…

As vidas das vinte e duas crianças presas em Guantánamo – seus relatos, suas dores e seus destinos.

Em um comitê dedicado à proteção dos direitos infantis das Nações Unidas que ocorreu em 2008, o Pentágono afirmou que somente oito crianças e jovens estavam sendo detidos em Guantánamo, por serem considerados de ameaça máxima à segurança do país. Três anos depois, essa afirmação mostrou-se uma mentira. Os arquivos de Guantánamo – também conhecidos…

Guantánamo Files – expondo a vida dentro da prisão norte-americana.

vinte e quatro de abril/2011 | o WikiLeaks começa a publicar junto a diversas organizações de mídia mais de setecentos documentos secretos da prisão de Guantánamo. O WikiLeaks afirma em uma de suas páginas que os Estados Unidos “criaram [na prisão] um sistema policial e penal sem garantias no qual só importavam duas questões: quanta…

Chelsea Manning e sua importância no WikiLeaks

Chelsea Elizabeth Manning nasceu em dezessete de dezembro de 1987, em Oklahoma. Sua vida foi extremamente complicada desde criança porque ambos seus pais eram alcoólatras. Em entrevistas, ela afirmou que seu pai sempre descontava suas dores após o trabalho e a agredia em alguns momentos. Seus pais se divorciaram quando ela era adolescente, com treze anos de…

O maior vazamento de documentos militares secretos da história – Iraq War Logs

Este artigo foi produzido com o auxílio de colaboradores anônimos. 22 de outubro de 2010 — Nessa data, começava o maior vazamento de documentos militares secretos da história. Mais de trezentos mil arquivos do Exército norte-americano durante a Guerra do Iraque foram expostos ao público.  Os arquivos mostraram como centenas de civis foram assassinados, e…

Vault7 e a espionagem norte-americana

Em 2017, houve mais um vazamento de documentos secretos em série por parte do WikiLeaks. Denominados de “Vault 7”, os documentos mostraram ao mundo a enorme capacidade de espionagem por parte da maior agência de inteligência do mundo, a CIA. Esta matéria é mais uma da série sobre o WikiLeaks e Julian Assange, já que…

Notificações

Ao digitar o seu endereço de email aqui embaixo, te atualizamos imediatamente cada vez que algo novo é publicado no site.

Junte-se a 150 outros seguidores

Sabiá

revista o sabiá é uma revista independente, digital e sem fins lucrativos. Surgimos com o propósito de democratizar o acesso à informação de qualidade para a juventude brasileira, seja ela a informação acadêmica, jornalística, científica ou cultural.

Acreditamos que tanto o jornalismo como a comunicação possuem o potencial de mudar o mundo, sendo necessário reaver a sua função social.